sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Gênero e Diversidade na Escola

O Curso Gênero e Diversidade na Escola tem como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento da formação continuada dos profissionais da área da educação, fornecendo subsídios essenciais no que no tange ao respeito, à diversidade, ao combate as diversas formas de discriminação que envolve gênero, sexualidade e relações étnico-raciais.
Neste sentido, espera-se que os profissionais da educação estimulem o senso crítico dos alunos para que eles possam compreender e valorizar o ser humano independentemente de seu gênero, grupo étnico e opção sexual, fomentando uma cultura de paz entre as pessoas, ao mesmo tempo instigar os alunos a serem cidadãos mais tolerantes às diversidades presente no nosso país.
Tutora do GDE de São Simão, Goiás.
Valdirene

27 comentários:

  1. Além dessas caracteristicas podemos acrescentar que este curso é de grande aproveitamento para outras pessoas também. Como por exemplo as pessoas que trabalham com o público em geral, atendentes de lojas e outras pessoas da área.

    ResponderExcluir
  2. É importante abrir o diálogo sobre este assunto, dismistificando valores e criando novas oportunidades,além de eliminar atitudes de discriminação, que podem ocorrer na escola ou na sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Olá Valdirene,
    estamos numa busca de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Realmente percebemos que a temática Gênero e Diversidade na Escola é hoje uma temática pouco trabalhada na escola.Faz se necessário um repensar dos princípios educacionais e culturais para a efetivação das práticas sociais não excludentes.

    ResponderExcluir
  5. Olá professora Valdirene, concordo com vc, pois o Curso de GDE é uma ferramenta para esclarecer e orientar nos mais variados aspectos os profissionais da educação, bem como qualquer cidadão a respeitar o indivíduo em sua integridade.

    ResponderExcluir
  6. Olá Valdirene, concordo com sua opinião.Nós, profissionais da educação estamos sempre em busca de estimular cada vez mais o senso crítico de nossos alunos, bem como a valorização do ser humano em todas as suas potencialidades.

    ResponderExcluir
  7. Realmente Valdirene, eu estou com muitas expectativas com relação ao curso Genero e Diversidade. Creio e a partir dos debates que conseguiremos uma geração com menos preconceito e mais senso crítico.

    ResponderExcluir
  8. Olá Professores e alunos o que vcs estão achando do Curso de GDE?

    ResponderExcluir
  9. Esperamos que os profissionais sejam criticos e capas de atuar como cidadões conscientes e que haja uma relação pedagógica de qualidade entre aprática e a teoria.

    ResponderExcluir
  10. O curso GDE trará suporte ao professor para que os assuntos de gênero ,sexualidade e relações étnico/racias possam ser debatidos e comentados em sala de aula estimulando desde cedo o respeito às diversidades para que futuramente possa ser instinta toda e qualquer forma de preconceito.

    ResponderExcluir
  11. O curso GDE vem aperfeiçoando a cada dia mais os profissionais da educação levando a repensar os conceitos que tem relacionado a este assunto, para levarem os seus alunos a respeitarem o jeito de ser de cada um, e aceitar as pessoas como elas são.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com vc Val,
    temos que estar sempre buscando valorizar o ser humano e tentando estimular nossos alunos a serem cidadãos abertos às diversidades do mundo em que vivemos.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá Penso que os assuntos abordados no curso é de suma importância para que podemos quebrar todos os paradigmas que impõe a educação de avançar

    ResponderExcluir
  15. Através dos objetivos do Curso GDE, penso que estaremos contribuindo para a consolidação das políticas de não exclusão das difernças no meio escolar e por conseguinte no meio social...
    Iolanda.

    ResponderExcluir
  16. o temáaticas do GDE, tornou-se meu discursso na sla de aula.

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal, tudo bem? Gostaria de lembrá-los da importância de estarem utilizando a ferramenta "DIÁRIO" no ambiente moodle. Esta, facilitará a elaboração do trabalho final (Memorial sobre todo o curso). Amanhã, estarei postando no ambiente o roteiro oficial para a elaboração do Blog... Vamos aumentar a quantidade de acessos e participações?
    Até mais...
    Grande abraço!
    Professora Juliana

    ResponderExcluir
  18. Olá Valdirene!
    O Curso Gênero e Diversidade na Escola busca subsidiar os educadores ao tratar as temáticas de gênero na sala de aula,opotunizando promover uma educação humana.
    Maria das Graças

    ResponderExcluir
  19. O que acharam da Agrado sobre o filme "Tudo sobre minha mãe" ?

    ResponderExcluir
  20. Valeu! Devemos trabalhar estes conceitos na escola, pois percebemos que na escola trabalhamos constantemente com o novo, o diferente e o polêmico.

    ResponderExcluir
  21. OK! PROFESSORA JULINA É VOCÊ QUE DIRECIONA AS ATIVIDADES. ESTAMOS PRONTOS PARA AS NOVAS ATIVIDADES.

    ResponderExcluir
  22. Devemos reconhecer que em nossas escolas, enquanto professores deixamos de abordar alguns temas polêmicos com homossexualidade, sexo, aborto,em razão da repercursão negativa que estes possam causar no ambiente escolar.
    Cursista: Odete

    ResponderExcluir
  23. Olá,juliana
    podemos afirmar que é uma pessoa de personalidde forte, determinada e autêntica, e é isso que muitas das vezes falta em nossos educadores.

    ResponderExcluir
  24. Professora,
    Pessoas com o Agrado são admiráveis, são pessoas autênticas, falam o que pensam , são otimistas ao extremo, alegram o ambiente com sua sinceridade diria até ironia e o filme retrata Agrado com muita fidediguinidade com a realidade, a personagem se comporta de forma ética com os amigos se demonstrando sempre disposto a ajudar.

    ResponderExcluir
  25. Vera
    Olá Valdirene
    Realmente este curso em primeiro lugar procura levar aos vários profissionais da educação um conceito mais abrangente sobre os assuntos de gênero,sexualidade e as relações étnico/raciais.
    Abrindo para estes um leque de situações, onde poderá intervir de maneira respeitosa e isenta de preconceitos, estimulando em seus alunos um maior senso crítico. E com isso ir transformando a realidade atualem um futuro onde respeito será um direito de todos.

    ResponderExcluir
  26. Óla Val
    Concordo com você e também acho que o Sistema Educacional Brasileiro deveria inserir na grade currícular de todas as escolas do pais disciplinas que contemplem, gênero e diversidade na escola.

    ResponderExcluir